Notas para a história da Oftalmologia no Amazonas (parte III)

Período de 1960 até 1980

No início dos anos 60 com as especialidades de oftalmologia e otorrinolaringologia desenvolvidas separadamente, Manaus recebeu mais seis especialistas dedicados às ciências da visão: os Drs. Caleb Ribeiro de Souza, Calil de Moraes Nadaf, Raimundo Ozildo Rocha de Aragão, Marcos Lacel Camargos, Roberto César de Góes Monteiro e Paulo Russo.

Os dois primeiros – Drs. Caleb e Calil Nadaf ainda exerciam concomitantemente as duas especialidades médicas (a oftalmo e a otorrinolaringologia), os demais eram exclusivamente oftalmologistas.

O Dr. Caleb Ribeiro, carioca de nascimento (15/2/1919) e graduado pela Faculdade de Medicina do Recife no ano de 1953, passou a integrar o quadro de médicos do Exército Brasileiro e na condição de Major Médico, veio servir no Hospital Militar de Área de Manaus e aqui exerceu suas atividades profissionais por mais de uma década, tanto na prática privada quanto na organização militar onde inclusive foi diretor daquele nosocômio no período de 1968 a 1970.

Após o término do seu mandato de diretor do hospital militar retornou ao Rio de Janeiro, sua terra natal onde permaneceu até o momento do seu falecimento e respectivo sepultamento, ambos ocorridos em 24/6/2004.

Maj. Méd. Dr. Caleb Ribeiro – Oftalmo-otorrino

O Dr. Calil de Moraes Nadaf, amazonense de Manaus, nascido em 31/10/1937, filho de tradicional família de imigrantes árabes, obteve o grau de médico pela Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro/UNIRIO no ano de 1964.

Retornando à sua terra natal com formação nas duas especialidades médicas (a oftalmo e a otorrino), exerceu a prática profissional por cerca de cinco décadas. Aqui também constituiu sua própria família e viveu por toda sua existência na terra que lhe serviu de berço até o momento de seu passamento ocorrido em 18/10/2020.

Dr. Calil de Moraes Nadaf – Oftalmo-otorrino

O Dr. Raimundo Ozildo Rocha de Aragão, natural de Fortaleza/CE, nascido em 12/12/1947, graduado em medicina no ano de 1971 pela Universidade Federal do Ceará, logo após a colação de grau de médico, escolheu Manaus para trabalhar e aqui teve uma passagem muito breve quando mudou seu domicilio para Porto Alegre/RS onde permanece no exercício da profissão até os dias atuais.

Dr. Ozildo Aragão – Oftalmo

O Dr. Marcos Lacel Camargos, natural de Itaúna/MG, nascido em 18/11/1942, obteve graduação em medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG no ano de 1966.

Em janeiro de 1969, já titulado como especialista em oftalmologia, veio para o Amazonas juntamente com o também mineiro Dr. Roberto César de Góes Monteiro, ambos egressos do Serviço de Oftalmologia do Hospital São Geraldo/MG – entidade ligada à cátedra regida pelo insigne Prof. Hilton Rocha.

Aqui eles instalaram a Clínica de Olhos de Manaus, localizada nos altos do edifício da esquina das ruas Comendador Alexandre Amorim e Epaminondas, e também criaram, em 1970, a Cadeira de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da UFAM no momento em que a primeira de suas turmas estava cursando o 5º ano médico e foram eles os primeiros professores dessa disciplina.

Com apenas 1 ano de exercício profissional em Manaus, o Dr. Lacel retornou ao seu estado de origem para exercer o magistério médico na UFMG e pouco tempo depois mudou seu domicílio para Goiânia onde permanece em atividade até o presente momento.

Embora o pouco tempo de sua atuação em Manaus (apenas um ano), o Dr. Lacel, realizou dois grandes feitos que estão registrados de forma indelével na memória médica amazonense – a Clínica pioneira de Oftalmologia e a estruturação da cadeira dessa disciplina na Universidade Federal -, ambos em conjunto com o Dr. Góes Monteiro que continuou essas obras por 11 anos até o momento em que mudou seu domicílio também à sua terra natal.

Dr. Marcos Lacel Camargos – Oftalmo

O Dr. Roberto César de Góes Monteiro, natural de Belo Horizonte/MG, nascido em 3/10/1942 e obteve graduação pela Faculdade de Medicina da UFMG no ano de 1965.

Em janeiro de 1969, já titulado como especialista em oftalmologia, veio para o Amazonas juntamente com o também mineiro Dr. Marcos Lacel Camargos, ambos egressos do Serviço de Oftalmologia do Hospital São Geraldo/MG – entidade ligada à cátedra regida pelo insigne Prof. Hilton Rocha.

Aqui eles instalaram a Clínica de Olhos de Manaus, localizada nos altos do edifício da esquina das ruas Comendador Alexandre Amorim e Epaminondas, e também criaram a Cadeira de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da UFAM no momento em que a primeira de suas turmas estava cursando o 5º ano médico e foram eles os primeiros professores dessa disciplina.

Em Manaus, com a sua esposa Dona Sônia também mineira, viu nascer suas duas filhas e lecionou oftalmologia até o ano de 1976 na UFAM quando resolveu não mais continuar a atividade de docente.

Também exerceu a prática privada por 11 anos até o momento em que resolveu transferir o seu domicílio para a terra que lhe serviu de berço em 1980, onde viveu até os seus últimos dias.

A presença do Dr. Góes Monteiro na oftalmologia do Amazonas, deixou marcas inapagáveis na história da medicina amazonense pelo alto nível de proficiência técnica e científica no exercício da clínica oftalmológica, pelo pioneirismo na instalação de clínicas de olhos em Manaus e pela notável contribuição ao ensino da oftalmologia – estruturação da cadeira dessa disciplina e o exercício do magistério por 7 anos ininterruptos à formação das primeiras turmas de médicos da UFAM.

O Dr. Roberto César de Góes Monteiro, veio a falecer e foi sepultado no dia 31/1/2020 em Belo Horizonte nas Minas Gerais.

No mesmo ano de 1969, retornou à Manaus, o Dr. Paulo Russo, amazonense de Manaus, filho de tradicional família manauara, sendo seu genitor imigrante italiano.

O Dr. Paulo Russo graduou-se em medicina em 1966 na Universidade Federal do Ceará e fez especialização em oftalmologia nessa mesma instituição de ensino.

Aqui exerceu a medicina no antigo IPASEA e na prática privada no seu consultório inicialmente instalado na Rua José Clemente próximo da Avenida Epaminondas e posteriormente na Praça Santos Dumont nº 67.

Ele foi também um dos docentes das ciências da visão na UFAM no período de 1971 a 1974 com notória participação no ensino da oftalmologia da segunda à quinta turma de novos médicos egressos pela nossa universidade federal.

Dentre os seus filhos, tem-se registro como oftalmologista, a Dra. Dineia Aguiar Russo.

O Dr. Paulo Russo faleceu em Manaus no dia 16/7/2011 onde está sepultado.

Obs:O próximo módulo abordará o exercício da Oftalmologia no Amazonas, no final da década 1970 ao início dos anos 80.

*Artigo escrito pelo Dr. Cláudio Chaves, decano da Oftalmologia amazonense.

CATEGORIAS

  • Artigos
  • Notícias
  • CALENDÁRIO

    Julho 2022
    DSTQQSS
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
    30
    31
          
    < Jun Ago >